"A interatividade é o pão cada vez mais cotidiano de uma sociedade inteira". (Silva, 2001)
Quando pensamos em EaD, a qualidade e a intensidade da interatividade/interação são fundamentais. Em ambientes de Educação a Distância, as interações são elementos de profunda importância para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma efetiva, tanto nas interações aluno-aluno quanto nas interações aluno-professor.
De acordo com Netto (2006) “os
sujeitos constroem seu conhecimento à medida que interagem”.
O aluno é o sujeito ativo no
processo de aprendizagem, através da experimentação e do estímulo (motivação). Por
meio do uso dos recursos tecnológicos, o tutor assume o papel de provocador e
estimulador de novas experiências. Esse deve ser capaz de propor estratégias ou
caminhos para buscar respostas.
Deste modo a prática do tutor
exige conhecimento e o uso de novas tecnologias para interagir com os alunos. Assim,
para a realização de atividades em grupos ou individuais é possível utilizar a
ferramenta gratuita Google Docs. Essa
pode ser utilizada justamente por oferecer interatividade e agilidade para o
dia-a-dia dos alunos na elaboração de trabalhos, bem como armazenamento de
diversos arquivos.
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário